Osteoporose

A osteoporose é definida como uma doença do esqueleto caracterizada pelo comprometimento da resistência e da qualidade óssea, predispondo a aumento do risco de fraturas.

É uma doença insidiosa que pode evoluir durante muitos anos sem ocorrer qualquer sintoma, a doença é assintomática, a não ser que ocorra uma fratura.

As fraturas mais comuns na osteoporose são: fratura por compressão vertebral, fratura do punho, da bacia, ramos pubianos e da extremidade próxima ao fêmur.

O diagnóstico certo é confirmado pela densitometria óssea

Essa doença surge com o mal funcionamento do corpo na produção e reposição de material ósseo, tornando os frágeis e quebradiços.

A doença tem seus efeitos conhecidos: provoca o enfraquecimento e afinamento dos ossos.

Eventualmente tem início o chamado processo de osteopenia, quando passa a haver um desequilíbrio no sistema de produção óssea.

O osso vai se tornando envelhecido e com maiores espaços vazios, dando-lhe uma propriedade porosa.

Desnecessário dizer, ossos frágeis podem quebrar mais facilmente.

A princípio, a osteoporose não apresenta sintomas, mas pessoas que sofrem com a doença tem seus ossos fraturados mais facilmente.

Ela é mais comum em mulheres após a menopausa e ocorre em homens e mulheres com o aumento da idade.

O tratamento:

Para evitar esse cenário, a Clínica Suport, referência no tratamento de osteoporose, oferece o combate à doença através da infusão de medicamentos.

Tendo como base o princípio ativo ácido zoledrônico, esse procedimento fortalece os ossos, tornando menos provável que se quebrem.

A infusão do ácido zoledrônico é um dos mais potentes tratamentos para a osteoporose.

A aplicação intravenosa dura 15 minutos e é administrada uma vez por ano.

A infusão do ácido zoledrônico é capaz de reduzir consideravelmente o número de fraturas na coluna vertebral e quadril.

O ácido faz parte de uma classe de medicamentos denominado bifosfonados.

Ele age como um inibidor da reabsorção óssea por parte dos osteoclastos.

Não somente isso, mas o ácido também apresenta características antitumorais, podendo contribuir para a eficácia global no tratamento de câncer dos ossos.