Condromalácia

Viscosuplementação:

A viscosuplementação consiste na injeção intra-articular de derivados de ácido hialurônico, é considerado o principal tratamento local na osteoartrite juntamente com a injeção de corticosteroide.

O uso do ácido hialurônico já é muito conhecido no meio da dermatologia, com infiltração do mesmo na pele para fins estéticos.

O que muitos não sabem, é que o mesmo produto em condições e concentrações diferentes, pode ajudar cartilagem se recuperar de um processo inflamatório, como o que o que acontece nos casos de artrose e/ou condromalácia.

Dentre os componentes mais comuns da Viscosuplementação estão os anestésicos, corticoides e o próprio ácido hialurônico.

Na Clínica Suport oferecemos esse e outros tratamentos de ponta, a viscosuplementaçao é a injeção de ácido hialurônico nas articulações, visando restaurar propriedades do líquido sinovial (líquido naturalmente produzido pelo joelho).

É um procedimento simples que consiste na aplicação infra articular de um líquido viscoso com a presença do ácido hialurônico.

A presença desse novo líquido sinovial na articulação pode melhorar o aspecto das lesões degenerativas da cartilagem já que a capacidade de cicatrização destas estruturas depende, entre outras características, de um meio saudável.

Além disso, a capacidade de movimentação da articulação também aumenta à medida que os mediadores inflamatórios diminuem. E o próprio aumento dos movimentos da articulação pode estimular o corpo a produzir mais líquido sinovial de qualidade, tornando esse processo cíclico.

- Viscosuplementação para Condromalacia Patelar

Condromalácia patelar:

A condromalácia patelar é um desgaste na cartilagem do joelho, que acaba ocasionando dor e inflamação no local.

Quem sofre com a condromalácia pode sofrer muita ou nenhuma dor.

Por causar uma inflamação, pessoas com condromalácia podem ter crises agudas de dor, e necessitam de medicação.

As causas podem se dar por estresse repetitivo nas articulações do joelho (quando se pratica esportes de corrida ou saltos por exemplo), ou estar relacionada a alguma condição muscular fraca na região, ou trauma local como fratura ou deslocamento.

Outros fatores incluem, sobrepeso ou obesidade, hipertensão patelar e artrose.

O principal sintoma da condromalácia é uma dor frequente na parte da frente do joelho, que pode ser agravada por alguns movimentos como subir e descer escadas, ajoelhar, agachar, saltar ou permanecer sentado por longos períodos.