Condromalácia

A condromalácia patelar é um desgaste na cartilagem do joelho, que acaba ocasionando dor e inflamação no local. Ela é mais comum em mulheres e é dividida em basicamente 4 níveis, de acordo com a gravidade do comprometimento da patela.

Quem sofre com a condromalácia pode sofrer muita ou nenhuma dor. Por causar uma inflamação, pessoas com condromalácia podem ter crises agudas de dor, e necessitam de medicação.

As causas podem se dar por estresse repetitivo nas articulações do joelho (quando se pratica esportes de corrida ou saltos por exemplo),ou estar relacionada a alguma condição muscular fraca na região, ou trauma local como fratura ou deslocamento. Outros fatores incluem,sobrepeso ou obesidade,hipertensão patelar e artrose.

O principal sintoma da condromalácia é uma dor frequente na parte da frente do joelho, que pode ser agravada por alguns movimentos como subir e descer escadas, ajoelhar, agachar, saltar ou permanecer sentado por longos períodos.

Na Clínica Suport oferecemos tratamentos de ponta como  a Viscosuplementacao, que é  a injeção de ácido hialurônico nas articulações, visando restaurar propriedades do líquido sinovial( líquido naturalmente produzido pelo joelho). É um procedimento simples que consiste na aplicação infra articular de um líquido viscoso com a presença do ácido hialurônico.

A presença desse novo líquido sinovial na articulação pode melhorar o aspecto das lesões degenerativas da cartilagem já que a capacidade de cicatrização destas estruturas depende, entre outras características, de um meio saudável.

Além disso, a capacidade de movimentação da articulação também aumenta à medida que os mediadores inflamatórios diminuem. E o próprio aumento dos movimentos da articulação pode estimular o corpo a produzir mais líquido sinovial de no qualidade, tornando esse processo cíclico.