TOC, ou tratamento por ondas de choque é um método tecnológico não invasivo de tratar lesões, utilizando ondas mecânicas de alta pressão para o tratamento de diversas condições musculoesqueléticas contra a dor causadas por inflamações crônicas dos tendões, músculos e calcificações ósseas.
As ondas de choque enviam ondas de som pelo corpo para aliviar alguns tipos de inflamação e estimular o crescimento e reparação de lesões, especialmente a nível muscular ou ósseo.
Seus principais benefícios são o rápido alívio da dor e a restauração da mobilidade.
Além disso, não é necessário o uso de anestésicos, fazendo com que seja uma terapia ideal para acelerar a recuperação e a cura de diversas patologias que causam dor aguda e crônica
Terapia por ondas de choque pode também eliminar a necessidade de cirurgia.
Embora tenha ótimos resultados para aliviar os sintomas, a terapia por ondas de choque em sempre cura o problema, principalmente quando envolve alterações no osso.
Para que serve o tratamento por ondas de choque?
Esse tratamento visa tratar e acelerar recuperação de diversas doenças, tais como:
- Fascite plantar
- Bursite
- Lombalgia
- Síndrome miofascial
- Pseudoartrose
- Artrose de joelho
- Síndrome patelar, entre outras.
Como funciona o tratamento?
A Terapia por ondas de choque é praticamente indolor.
Durante o procedimento, a pessoa deve ficar em uma posição confortável que permita que o profissional consiga chegar bem ao local a ser tratado.
Depois, o técnico passa um gel e o aparelho pela pele, em volta da região por cerca de 20 minutos.
Esse aparelho produz ondas de choque que penetram a pele e trazem benefícios como estimular a formação de novos vasos sanguíneos, aliviar inchaço e dor local, aumento da produção de colágeno, que é importante para manter a reparação de músculos, ossos e tendões.
Além disso, a terapia por ondas de choque reduz a quantidade de substância no local, que é um elemento que está presente em grandes concentrações, no caso de dor crônica.
Esse tipo de tratamento é bastante seguro e por isso, não existem contraindicações.
No entanto deve ser evitada a região da barriga em gestantes ou por cima de locais com câncer, uma vez que pode estimular o crescimento do tumor.